SOBRE O ENCONTRO

O Encontro Latino Americano de Food Design é uma iniciativa da Rede Latino Americana de Food Design, com caráter interdisciplinar e transdisciplinar, que estabelece conexões entre Design e Ciência de Alimentos com outras disciplinas do conhecimento.

9º Edição FD2021 em Curitiba, Brasil

Mantendo seu legado de inovação na alimentação, Curitiba recebe o 9º Encontro Latino Americano de Food Design. Durante cinco dias, a cidade terá oportunidade descobrir diferentes cases de Food Design de toda a América Latina e do Mundo, e apresentará sua história e sua capacidade de cidade inovadora.

Promovido pela Red Latino-Americana de Food Design e pela Associação Locavorismo do Brasil, a nona edição busca apresentar o conceito amplo de Food Design para ainda mais setores, como o de negócios locais, criativos, indústria e serviços, além de estimular a troca de conhecimentos entre pesquisadores e profissionais sobre práticas mais sustentáveis, bem como apontar cenários para o futuro da alimentação e nutrição na América Latina.

O evento em Curitiba, capital do Paraná, que desde 2014 é cidade criativa do Design, buscou inspiração na sua arvore símbolo, a Araucária, e trás como conceito a potencia da semente, representada pelo pinhão. Em 2021 teremos uma oportunidade de re-plantar um novo futuro para o mundo.

Formato Híbrido
Terá uma agenda com foco no encontro à distância (online) com algumas atividades presenciais em Curitiba, principalmente para moradores locais

Atividades Variadas
Um festival que reúne formatos de conferências, palestras, workshops, exposições, vivências, refeições e outras ações

Transdisciplinar
É uma mistura de gastronomia, design, ciências sociais, empreendedorismo e conhecimento ancestral e implícito

Sobre FOOD DESIGN

Nossa ampla definição de Food Design inclui qualquer ação que melhore nossa relação com a comida / comida nas mais diversas instâncias, sentidos e escalas. Essas ações podem referir-se tanto à concepção do produto ou material comestível em si quanto ao seu contexto, espaços, interfaces, experiências, sistemas, processos, práticas e territórios envolvidos com os alimentos.


O Food Design nos convida a colocar a comida em perspectiva e nos capacitar para nos conectar, ver e entender o que está acontecendo ao nosso redor, começando por nós mesmos com as mudanças desejadas, estendendo-se à comunidade, social, política e outras áreas onde a comida está presente.

Sobre a RedLaFD

Food Design en Latinoamérica é uma visão construída para caminhar em direção a uma melhor qualidade de vida em relação à alimentação e tudo o que ela implica, desde o básico e vital que é a nossa ligação com ela, até a infinidade de consequências inerentes à alimentação e ao comer, como saúde, cultura, identidade, produção, economia e assim por diante.

Essa definição vai além da intersecção entre design e comida, pois estamos em um momento crítico mundial no que diz respeito a muitas questões básicas da vida, onde os paradigmas atuais entram em colapso por conta própria e novos caminhos são necessários.

Edições Anteriores

As reuniões anuais do RedLaFD são realizadas a cada ano em um novo país membro. São estes os espaços e tempos que nos dedicamos para conhecer todos os participantes ao vivo, socializando o nosso trabalho, integrando novos parceiros e alianças.


Os encontros são uma combinação de conteúdos e diálogos em nível acadêmico, cultural e sócio-político, incluindo indústria, governo, ONGs e outros atores presentes em nosso universo alimentar. Eles se concentram na troca de idéias e experiências, pensando e planejando os próximos passos, além de, mas não menos importante, desfrutar de compartilhar refeições e amigos. Os encontros incluem sessões de trabalho, palestras, mesas redondas e palestras, exposições e outras formas de expressão e intercâmbio a nível acadêmico, profissional e cultural.