SALA ERVA MATE


Confira os cases econômicos e projetos de Food Design pelo Brasil e América Latina e veja a exposição de design de embalagens de alimentos premiados especialmente selecionadas pelo Centro Brasil Design.

OFERECIMENTO:

Designs Premiados

Exposição virtual com 8 projetos de designers brasileiros premiados na categoria Food nas edições de 2015 a 2021 na iF Design Award.

MAPA FOOD DESIGN

Conheça alguns dos cases econômicos e culturais que fazem parte do Mapa Food Design.

FAZENDA URBANA DE CURITIBA

Fazenda Urbana no Bairro Cajuru, inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. “Através da prática da agricultura urbana sustentável, este espaço da Prefeitura irá proporcionar uma experiência vivencial nas principais etapas do ciclo alimentar, desde o simples plantio da mudinha ao preparo do alimento para o consumo consciente e sustentável”, observou o prefeito Rafael Greca.

Mais informações: https://www.curitiba.pr.gov.br/locais/fazenda-urbana-de-curitiba/2770

OLHA O PEIXE!

Neste vídeo institucional, o idealizador e os parceiros apresentam o propósito da Olha o Peixe e como atuamos para fortalecer a causa que acreditamos: uma pesca artesanal valorizada e fortalecida por quem conhece o alimento que consome.

Mais informações: https://olhaopeixe.com.br/

REFFETORIO GASTROMOTIVA

Em parceria com o chef Massimo Bottura e a jornalista Ale Forbes, a Gastromotiva lançou em agosto de 2016, no Rio de Janeiro, o Refettorio Gastromotiva, grande legado das Olimpíadas para a cidade. Diariamente oferece comida, cultura e dignidade para convidados em vulnerabilidade social, principalmente em situação de rua, funcionando como um restaurante-escola onde chefs convidados e jovens talentos graduados na Gastromotiva cozinham com ingredientes em perfeito estado, resgatados do desperdício. É o HUB, a casa, da Gastronomia Social no Brasil.

Mais informações: https://gastromotiva.org/

LOCAVORISTA

Espaço urbano de inovação utilizando na prática a filosofia e metodologia do Food Design com o objetivo de potencializar o terroir e vocações locais. Uma casa de arquitetura tradicional com espaços que permitem laboratório gastronômico, horta urbana, salas de aula e coworking. Locavorista. Tudo conectado a uma ampla rede local.

Mais informações: https://olocavorista.com.br/

NÃO FERE - MOBILIÁIRO REVESTIDO DE BIOFILME

Premiado no IF Design Talent Award em 2021, o Biofilme da Intervém é um material cultivado a partir da fermentação de microrganismos, em um substrato composto de resíduos de café e açúcar, recolhidos de produtores locais da região de Curitiba, onde fazemos o reaproveitamento de algo que seria descartado.

Mais informações: https://intervemdesign.com/

Quer conhecer mais? Visite o Mapa Latino Americano de Food Design 2021

IGs PARANÁ

Conheça os Produtos Paranaenses com Indicação Geográfica (IGs).

As Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. O sistema de Indicações Geográficas deve promover os produtos e sua herança histórico-cultural, que é intransferível. Essa herança abrange vários aspectos relevantes: área de produção definida, tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Tudo isso confere uma notoriedade exclusiva aos produtores da área delimitada.

As Indicações Geográficas ajudam na preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, e trazem contribuições extremamente positivas para as economias locais e para o dinamismo regional, pois proporcionam o real significado da criação de valor local.

ERVA MATE DE SÃO MATEUS

BALA DE BANANA

MELADO DE CAPANEMA

GOIABA DE CARLÓPOLIS

QUEIJOS WITMARSUM

UVAS FINAS DE MARIALVA

CAFÉ DO NORTE PIONEIRO

MEL DO OESTE DO PARANÁ

MEL DE ORTIGUEIRA